segunda-feira, 11 de abril de 2011

O QUE É O PROJOVEM ADOLESCENTE


O Projovem Adolescente, coordenado pelo MDS, é voltado para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial. Este programa funciona como mais um importante subsídio em prol da concretização dos objetivos principais da agenda social do Governo Federal voltados para a juventude, bem como, para todas as parcelas populacionais, que consistem a priori na: redução da pobreza e da desigualdade, na erradicação da fome e a promoção da autonomia e da inclusão social das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. De modo especial, as atenções no caso do Projovem Adolescente estão voltadas para os jovens, posto que, representam um importantíssimo grupo social, são o espelho da sociedade que brevemente existirá no país e, portanto, é de fundamental importância um investimento maciço, visando aprendizado condizente com a realidade, pautado na interação entre os pares e na partilha de experiências, o que concretamente representa a proposta do referido programa.
No entanto, para que o Projovem Adolescente atinja os seus objetivos essenciais é necessário que o apoio não venha apenas das esferas federais, mais sim de todas, principalmente das municipais, responsáveis por oferecer o suporte material básico, a exemplo do local de funcionamento do coletivo. No caso específico do município de Boa Viagem, a Prefeitura Municipal, na Administração Cuidando de Você, oferta apoio incondicional para o pleno funcionamento dos coletivos, assegurando locais realmente adequados em termos de infraestrutura, para proporcionar comodidade e qualidade aos jovens e aos orientadores. A própria escolha dos Coordenadores e Orientadores é feita criteriosamente, optando sempre por pessoas responsáveis e aptas a trabalharem com os jovens.
Os coletivos boaviagenses contam além das atividades básicas de cada ciclo com: aulas de teatro, dança, palestras e oficinas de artes, bem como, momentos de lazer em ambientes adequados situados no próprio município. Todas estas atividades extras são realizadas com empenho para, propiciar qualidade de conhecimento e, sobretudo, despertar a criatividade, os talentos escondidos e promover um verdadeiro protagonismo juvenil.
O município de Boa Viagem conta com 21 coletivos, sendo 15 na Zona Rural e 6 na sede. Em termos de pessoal são 21 Orientadores Sociais e 2 Coordenadoras, uma responsável pela sede e a outra pela zona rural .
O Coletivo Força Jovem, em funcionamento no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I, turno tarde, é o responsável pelas informações divulgadas neste blog, tendo o intuito principal de levar ao conhecimento de todos as ações e iniciativas desenvolvidas pelo Projovem Adolescente no Município de Boa Viagem, almejando uma troca de experiências entre os demais coletivos existentes neste país continental que é o Brasil, para juntos crescermos ainda mais. O Blog também visa cumprir com a meta da comunicação PONTOCOM@ de ligar os jovens ao mundo da informática e da web, assim como, trilhar o caminho mesmo que leigamente do POP – Projeto de Orientação Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário