segunda-feira, 2 de maio de 2011

TERRITORIALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM - CE REALIZADA PELO PROJOVEM ADOLESCENTE


No inicio do ano de 2010 os coletivos iniciaram um importante trabalho de pesquisa. Todos os integrantes dedicaram-se a coletar informações no intuito de territorializar, mapear o Município de Boa Viagem, em outras palavras, destinaram-se a estudar profundamente a realidade local, identificando as suas dificuldades, potencialidades e, sobretudo riquíssima história. Tudo isto foi realizado objetivando-se a construção de um esquema detalhado de nosso município e suas localidades, de modo a propiciar conhecimento e interesse por parte dos jovens sobre seu próprio contexto existencial, como também, partilhar estas informações com os demais membros da população. No decorrer da pesquisa, os Jovens puderam conhecer melhor a sua realidade, percebendo que existem dificuldades sim, mais que, as potencialidades, o desenvolvimento e a beleza de sua história são bem maiores. Puderam conhecer pessoas que fizeram e fazem diferença, com ações voltadas para o benefício da comunidade e, sobretudo, puderam exercitar sua criatividade na produção dos livros, dos mapas e das maquetes dos pontos referência. Enfim, participaram de uma insubstituível construção de conhecimentos, e o melhor, de conhecimento de vida, real e palpável.
 A compilação de todos os estudos foi exposta, no paço municipal, durante o primeiro dia de festividades alusivas ao aniversário de 146 anos de Emancipação Política do município de Boa Viagem, dia 17 de Novembro. Individualmente os orientadores sociais de cada coletivo, 19 no total de apresentações, explanaram acerca dos trabalhos realizados nos coletivos, simultaneamente, ocorreram homenagens e apresentações de dança preparadas e apresentadas pelos próprios jovens do PROJOVEM Adolescente.
As produções dos alunos do Projovem, isto é, as maquetes, os mapas e os livros foram expostos em pequenos stands em praça pública, de modo que a população pudesse apreciar as criações, vislumbrando o grande potencial inventivo e intelectual desses jovens, assim como, evidenciando a proposta socioeducativa inerente do próprio programa.
Vale destacar que tudo o que fora exposto foi feito pelos jovens, as verdadeiras obras de arte que se tornaram as maquetes, mapas e livros, são resultado da criatividade e da capacidade produtiva desses jovens talentos. Inclusive, nos stands também estiveram em exposição às sandálias decoradas e bijuterias produzidas pelo Projovem Adolescente nas oficinas de artes.
As primeiras apresentações foram dos Coletivos da Zona Rural que mapearam a localidade e as circunvizinhanças onde estes funcionam, circunscrevendo em textos: o histórico, as personalidades da região, eventos, cultura e expressão artística do local. Desse modo, passaram por um processo de resgate de suas próprias raízes, conhecendo a micro história da qual fazem parte e que indispensavelmente compõem a macro história do município de Boa Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário